30 maio 2007

Design

Design: a luta continua
" O mundo joalheiro no Brasil foi, por anos a fio, estigmatizado pela máxima "no mundo nada se cria, tudo se copia", do grande comunicador Abelardo Barbosa (o Chacrinha), máxima essa que, na verdade, é uma paráfrase da afirmação "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", do cientista francês Antoine Lavoisier. Mas isso está mudando, e como está. Reflexo dos pesados investimentos que as entidades de classe do setor, com o apoio do IBGM, vêm fazendo naquela que é a mais importante, a mais estratégica de todas as ferramentas: o design. Se o design é importante em todo e qualquer produto, na jóia, no acessório, ele é (quase) tudo. É o design cuidadoso, focado no nicho e no público-alvo pertinentes a cada empresa, que tira o produto da famigerada "guerra de preços", que gera a fantasia, o "glamour" e o desejo no consumidor, fazendo com que ele opte por este e não por qualquer outro produto concorrente."

Fonte: MOMENTO JOALHEIRO INFORMATIVO DO SISTEMA AJESP SINDIJÓIAS SINDICOM Ano I, número 6, fevereiro/março de 2002